09-07-2010 23:22

CARTA ABERTA AOS DAMISTAS

 

CARTA ABERTA AOS DAMISTAS DO  BRASIL

 

 

 

 

 

         Fui participar do OPEN internacional de SALOU, apenas por sugestão de políticos, para que tivesse um motivo para agendar uma entrevista com o ministro dos Esportes, Orlando Silva.

            Mas como esportista que sou, quando la cheguei, logo, me encantei, e entrei no ritmo de competição, maravilhado, com tanta organização e respeito aos participantes, tanto tempo que não via isso, que acabei me surpreendendo.

            Outro fato que me deixou satisfeito e orgulhoso foi o nosso país como um todo, respeitado em todas as áreas: Comercial, industrial, esportiva, cultural etc...

            Eu extasiado com a mudança de meu país para muito melhor, em comparação as outras vezes, que defendi as cores verde, amarelo, branco e azul, tanto no Canadá, Estados Unidos ou na África, posso dizer sem medo de errar, existe um respeito muito grande do mundo para conosco hoje.

            Nesse verdadeiro êxtase de Brasilidade, comecei a sentir que algo não estava no lugar, sou filho de pai europeu, e conheço muito bem a cultura, primam por demais pelo caráter e bons costumes, devido a isso, procurei saber o que estava acontecendo...e fiquei sabendo senhores....fiquei estarrecido com os fatos, que passo a narrar.

Primeiro me disseram, que a pessoa responsável por Damas no Brasil, o quase todo poderoso, havia entrado em contato com um e com outro, pedindo, suplicando, implorando,para que eu não participasse do evento, chegando a se humilhar e mendigar a minha não participação. Em que pese meus problemas pessoais com o mesmo sou Brasileiro e tenho orgulho disso. Coloquei meus pais acima de interesses pessoais. Imediatamente como Brasileiro, disse: Se um dirigente Brasileiro não quer a minha participação, eu não participo.

Me tiraram da idéia logo o fato de não participar, me mostraram o porque que o mesmo não queria minha participação, é que “o elemento” trocou meu nome na FEDERAÇÃO MUNDIAL DO JOGO DE DAMAS, La meu nome era (era porque já regularizei) ANTONIO CARLOS RUFFING. E não ANTONIO CONRADO RUFFING.(Anexo, as plaquetas da Federação Mundial do Jogo de Damas, comprovando os fatos.

Pensei o seguinte senhores, quer vida mais desafortunada do que quem vive para prejudicar seus semelhantes, tem que a todo o momento, ficar mendigando uma coisa e outra a terceiros, para que não se descubra suas falcatruas, e o pior, o tolo pensamento, que implorando para eu não jogar isso não viria a tona, acho que vale a pena lembrar ABRAHAN LINCOLN : Nenhum homem, tem memória suficiente para sobreviver com a mentira.  

Claro que com esses pensamentos logo me compadeci do individuo e imediatamente, sai em sua defesa, dizendo que no Brasil, os nomes CARLOS e CONRADO, são parecidíssimos, plausível de um erro, e qualifiquei a distorção como banal.

Foram duros comigo amigos, muito duros, me disseram que Carlos e Conrado é tão parecido quanto Airplane e Checkers, e com olhares significativos, me explicaram o motivo de tal “erro”, com a troca de nome, eu jamais conseguiria chegar a ser Mestre Internacional (MI) ou Grande Mestre Internacional (GMI),uma vez que cada participação minha, levaria um nome diferente, ai entendi o porque no Brasil eu dizia que era MI e “ele” logo se apressava em dizer que eu era MF. Graças a Deus agora quase tudo esta no seu lugar. Os damistas fiquem tranqüilos, estarei conferindo todos os jogadores Brasileiros, para ver se não houve mais distorções, caso tenha havido, irei regularizar.

La estava eu, sem saber o que fazer mais para defendê-lo, com essa atitude estaria defendendo minha amada pátria, mas, tinha que ao mesmo tempo tentar justificá-lo e deixar bem claro que “o elemento” não era meu amigo, uma vez que temi, que o velho ditado DIGA-ME COM QUEM TU ANDAS, QUE TE DIREI QUEM ÉS, também valesse no velho continente, então a todo momento dizia NOT MY FRIEND OK. No velho e mal inglês.  

Tentando organizar meus pensamentos, para tirar aquela ma impressão, veio o bombardeio final, Anatoli Gantvarg, HarsWiersma, não podem nem ouvir o nome do “elemento”, Wiersma a lenda viva do jogo de damas, evita vir ao Brasil, para evitar sequer vê-lo, vejam senhores, 2 titãs do jogo de damas do mundo, como, CA, aprontou LA, poderia ficar citando vários nomes que não o suportam, mas vou resumir, só não tem aversão pelo mesmo quem não o conhece.

Momentaneamente fiquei perdido, e agora, como justificar? Como HOMEM DE DEUS, tive uma luz, e disse: Vocês não podem julgá-lo a revelia, tem que se levar em consideração, que é uma pessoa que não teve berço, deve ter algum lado bom. Logo me revidaram com 3 exemplos que me desarmou de vez: Veja o Presidente do Brasil, não teve Berço mas é respeitado em todo mundo.Ganhou o respeito do mundo não só para si, mas para seu pais também. Podemos citar também o jogador José Maria da Silva, uma pessoa muito querida no mundo damistico, representa com hombridade e honestidade o Brasil. Por ultimo podemos dizer que ate os mendigos, muitos tem hombridade e honestidade. Como pode ver, isso não justifica. Com certeza senhores, após isso toda minha resistência em defendê-lo foi por terra.

Nesse momento achei que o melhor era me omitir, pois, não tem como negar o inegável, nem como contornar fatos incontornáveis, como HOMEM DE DEUS, somente orei, para que Jesus o iluminasse e que o Brasil damistico, um dia pudesse ficar no mesmo nível do Brasil como um todo, e decidi, não colocar mais lenha na fogueira e me omitir dos imensos problemas que por aqui passa nosso tão amado esporte.

Com esse pensamento, resolvi me concentrar na competição e esquecer essas mazelas, mas, confesso senhores, impossível, a cada momento vinha algo diferente, com todas as minhas forças eu rechaçava, ate que veio a BOMBA H, impossível, ficar apático a tamanha hecatombe. Me foi cobrado cruelmente, de maneira geral o cancelamento do campeonato mundial em Copacabana no Rio de Janeiro, o porquê de tanta publicidade e o porquê do cancelamento? O que haveria por traz disso? Alguns jogadores me disseram ate já ter comprado a passagem para o Rio, entre Eles o Frank de Uganda. Com esse fato, aprendi uma grande lição, nos Brasileiros, em que pese tanta corrupção na política, em que pese falarmos de uma maneira pueril, acabamos acreditando em nossos governantes e respeitando, acredito que o fato se repetiu em damas, acreditamos cegamente, e deu nisso, o descrédito total.

Eu de maneira ate certo ponto heróico, ousei dizer, pode ser que ele se tenha perdido, na questão social com os jogadores, mas na Federação Mundial do Jogo de Damas (FMJD), é querido pelo lindo trabalho realizado. Houve risos irônicos, e para surpresa minha, o individuo também tem La seus dissabores com membros da FMJD, novamente me coloquei em seu lugar, e pensei que vida miserável, não ter amigos, deve ser terrível, de coração me compadeci do “elemento” e simultaneamente me senti orgulhoso, de estar no outro lado do mundo, com tantos amigos ao meu redor. Oxalá, algum dia o “elemento” substitua o prazer de prejudicar as pessoas, pelo prazer de fazer amigos, oro a Deus que isso aconteça, assim o individuo conhecera a verdadeira razão de viver e deixara de fazer tanta gente infeliz. 

Nesse momento, como iluminado por Deus, tive uma grande idéia, comecei a citar nomes de Damistas Brasileiros, gigantes, nas atitudes e no caráter tais como: Carlos Alberto Ferrinho, Oswaldo Dialetachi, José Maria da Silva, José Leandro Teixeira Borba e esse que vos relata tão tristes fatos.

Graças a Deus, surgiu o efeito desejado, o ambiente mudou com esses nomes, e acredito que mudaram de opinião sobre o damismo Brasileiro, começamos a falar sobre esses homens dignos e ai foi só alegria. Com essa posição, abandonei definitivamente a postura de defensor, e tomei uma nova estratégia, iria convocar os damistas de reputação ilibada, para resgatarmos o nome do Brasil damistico. Com essa nova mentalidade, comecei a me inteirar de como as coisas funcionam.

Minha primeira questão foi: Porque voltaram a fazer torneios com varias horas de duração? Indo de encontro ao ritmo do mundo? Isso não é um retrocesso?

Claro senhores, não entenderam minha pergunta, uma vez que jamais deixaram de fazer torneios com partidas de varias horas, e no meio da competição, realizam um torneio relâmpago para descontrair.

Ai expliquei a eles, que o “elemento”, havia nos dito que o mundo estava se modernizando, que os torneios no mundo, estava diminuindo o tempo, que inclusive o xadrez estava diminuindo o tempo devido o avanço internacional.

Quando lhes disse isso, riram com gosto, e me explicaram: Com certeza MESTRE, ele estava falando do mundo dele, do medíocre mundo dele. No mundo real, praticamos esporte e não jogatina.

O jogo de damas pensado é esporte, rápido é jogatina pura, salvo os torneios relâmpagos, que aprimoram o jogador para partidas pensadas quando fica premido pelo tempo.

Ai entendi o que estava acontecendo, e lhes disse que o ultimo campeonato feito no Brasil foi em 1996, quando fui campeão Brasileiro e representei o Brasil em Abdijan na África. Disse que dela para Ca, os torneios foram sendo reduzido o tempo, primeiro para 40 minutos, depois para 20 minutos e ate o hoje se joga os campeonatos Brasileiros em 20 minutos.

A FMJD, ira rever o rating, se houver algum torneio Brasileiro de 1996 para Ca, o rating será cancelado, uma vez que a FMJD, não da rating e norma para jogatina, somente para competições esportivas.

Expliquei também, que a única competição no Brasil que é feita com 1 hora para cada jogador, não é de autoria da CBJD (Confederação Brasileira do Jogo de Damas) e sim da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, e o torneio é por equipe, ou seja não pode valer para rating individual. A FMJD, ira rever isso também, caso tenha alguma coisa será cancelado.

Como podemos ver o Brasil esta fora da FMJD, estou de posse de documentos da FMJD, que prova que esse tipo de jogatina feita no Brasil, não é reconhecido pela FMJD.

Como sempre digo: O ESPORTE É VIDA, A JOGATINA É PERNICIOSA. 

Estou propenso, a que o Brasil volte a ter o jogo de Damas como esporte. Sei que muitos que estão levando vantagens com essa jogatina ficarão magoados, mas acreditem mesmo vcs que se beneficiam dessas mazelas, será bem melhor quando tivermos o jogo de damas como esporte em nosso país.

Fui convidado por membro da FMJD, a organizar novamente competições no Brasil. Claro que agradeci de prontidão o convite, mas o recusei. Justamente Por ter organizado o maior torneio do jogo de damas, já realizado no Brasil, mesmo sem ter uma federação ou confederação nas mãos, foi que veio tanto ódio, tanta perseguição, o “elemento”de maneira doentia com medo que eu quisesse presidir a FPJD ou a CBJD, passou a me perseguir de maneira doentia (esta no anexo, todas as mazelas feitas pelo “elemento” que chegou inclusive a prejudicar minha família e pessoas inocentes).

Não tenho idéia de dirigir nenhuma das entidades, mas levarei essa documentação ao Ministro, para que ele me ajude a retornar o jogo de damas como esporte e acabe com essa jogatina, oxalá consigamos isso e em 2016, possamos ter o jogo de damas esporte nas olimpíadas e tenhamos atletas representando o país e não jogadores.

Quero deixar claro,que o que faço em momento algum é para me vingar do elemento e de seu cúmplice, mas, sim para que eles não continuem prejudicando pessoas inocentes que nada tem a ver com o jogo de damas, de maneira doentia e covarde.    

 

Em anexo, algumas das perseguições, que me foi feita durante esses anos, com a ajuda de seu cúmplice. Acredito que a maioria dos damistas já conhece, mas é bom sempre lembrar fatos covardes como esse, e quem não sabe ficara sabendo.

 

 

 

 

_____________________________

ANTONIO CONRADO RUFFING

 

 

Vice Campeão mundial Blitz

Tri campeão Brasileiro OPEN

MESTRE DA FEDERAÇÃO MUNDIAL

DO JOGO DE DAMAS, Em Breve, muito breve,

Será acertado esse detalhe, indo para MI ou GMI

Autor do livro CONRADO O camaleão das Damas

Editor da Revista JOGUE CERTO

Mantive por vários anos uma coluna do jogo de

Damas, no jornal ESTADÃO e Gazeta Esportiva

Representei o Brasil, incontáveis vezes, tanto no

Brasil, Quanto no exterior. 

—————

Voltar


Contato

Mestreconrado